Reforço de caixa: Receita traça metas fiscais de 2011
Publicado em:
Potal Correio
A Receita estadual deve apresentar nos próximos quinze dias as metas fiscais deste ano. A informação foi confirmada há pouco pelo secretário Rubens Aquino (Receita), que aposta nos investimentos em tecnologia para ampliar o faturamento dos cofres estaduais. Ano passado, a Paraíba arrecadou em torno de 2,5 bilhões.
“Vamos acelerar os investimentos tecnológicos para otimizar a arrecadação”, reafirmou Aquino, que projetará as metas do ano com base no comportamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Produto Interno Bruto (PIB) paraibano.
“A partir destes dados é que vamos fazer as projeções e elaborar as estratégias para incrementar a arrecadação”, antecipou o secretário, informando que o faturamento parcial do Estado em dezembro foi de R$ 229 milhões.
Rombo
O reforço de caixa planejado pela Receita é, por enquanto, uma das poucas notícias positivas da nova equipe financeira instalada no Palácio da Redenção.
Desde a segunda-feira 3 o governador Ricardo Coutinho e seus principais colaboradores ventilam a crise dos cofres da Paraíba.
O rombo pode chegar a 1,2 bilhão, segundo cálculos feitos por Coutinho, a quem também coube informar hoje que o Estado, sem dinheiro, está impedido de comprar e contratar.
Antes dele, a secretária Aracilba Rocha (Finanças) projetou déficit de R$ 800 milhões.