Receita nega estudo para ampliar prazo de imposto
Publicado em:
O Ministério da Fazenda e a Receita Federal têm fortes resistências à mudança desse tipo porque temem a queda na arrecadação
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, jogou para a platéia ao dizer, em encontro com empresários da indústria, anteontem, que cogitava alongar o prazo de recolhimento dos impostos federais. O Ministério da Fazenda e a Receita Federal têm fortes resistências à mudança desse tipo porque temem a queda na arrecadação.
A secretária da Receita, Lina Maria Vieira, informou ontem que Mantega não demandou o estudo para alteração do prazo de recolhimento de tributos nem para reduzir as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a fim de estimular o crédito. O IOF subiu no início do ano para compensar as perdas de receita com a extinção da CPMF.
“Não analisamos, estamos com outras preocupações”, disse Lina, ontem. Segundo assessores de Mantega, não há nada de concreto sobre o pedido do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, feito na terça-feira passada.