Receita Federal lança canal de atendimento no Telegram para serviços relacionados ao CPF
Publicado em:
G1
Cidadão poderá atualizar os dados, pedir segunda vida do documento, entre outros serviços.
A Receita Federal informou que, a partir desta segunda-feira (3), é possível conseguir atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo aplicativo de mensagens Telegram.
Com a ferramenta, o cidadão poderá pedir:
-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
-Segunda via de CPF;
-Informação do número do CPF;
-Consulta à situação cadastral;
-Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).
Para solicitar o serviço, a pessoa deverá acessar o canal “ReceitaFederalOficial”, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que o órgão faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.
“Essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19”, diz a Receita Federal, em nota.
Segundo a Receita, o novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat. A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão sem a necessidade de interagir pessoalmente com um servidor.