Logo Leandro e CIA

Próxima etapa para NF-e começa em julho

Publicado em:

FINANCIAL WEB

Novos setores têm de se adaptar à nota fiscal eletrônica no período

Desde 2008, as empresas brasileiras vêm implementando de forma gradual a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), quesubstitui a Nota Fiscal modelo 1 ou 1-A.Um grupo de contribuintes já teve de se adequar em abril,a próxima etapa para implementar o documento fiscal começa a partir de julho paraoutros setores específicos daeconomia.Os meses deoutubro e dezembro serão os últimos prazospara aderência.

De acordo com o presidente doConselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC SP), Domingos Orestes Chiomento, ao todo, aproximadamente 550 atividades econômicas terão queadotara nova ferramenta ao longo do ano. O enquadramento das companhias que precisam emitir a NF-e é feito de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

O contribuinte deve verificar se o seu código de acesso aparece no Anexo único da Portaria CAT nº 162/2008, com as datas estabelecidas para adoção do documentono decorrer de 2010. As Secretarias das Fazendas Estaduais (Sefaz) também possui essa relação.

Com o novo documento fiscal,a Receita Federal do Brasil (RFB)e as Sefaz acompanham, em tempo real, todas as transações comerciais das companhias brasileiras. Na opinião de Chiomento, o sistema traz diversos benefícios, tanto ao Fisco, quanto às empresas. “O contribuinte será beneficiado com a redução de custos administrativos, gastos com armazenamento de arquivo e papel, tempo de impressão de documentos fiscais, entre outros”.