Logo Leandro e CIA

PF faz operação contra corrupção na Receita Federal em PE

Publicado em:

Portal Terra

A Polícia Federal em Caruaru, a 123 km de Recife, deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação contra atos de corrupção ativa e lavagem de dinheiro cometidos por um funcionário de alto escalão da Receita Federal em Pernambuco. Estima-se que o patrimônio que o servidor conseguiu levantar com as fraudes, e ocultou em nome de terceiros, possa chegar a R$ 12 milhões. Dentre os mais de 40 bens investigados, estão: edifícios de luxo, lotes em condomínio, pousadas, casas de veraneio e vários carros de luxo.

As investigações começaram há dois anos, quando foram constatados corrupção passiva e lavagem de dinheiro realizados por um auditor da Receita Federal em Caruaru e pessoas próximas a ele, através de sonegação fiscal, principalmente por blindagem patrimonial (esquema que burla o fisco forjando declarações de Imposto de Renda) e lavagem do dinheiro com compra de imóveis registrados em nome de "laranjas".

A operação conta com 60 policiais federais e tem o objetivo de cumprir 18 mandados, sendo apenas um de prisão preventiva e os outros de busca e apreensão nas cidades pernambucanas de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Gravatá, e alagoanas de Maceió, Maragogi e Caruaru, além do bloqueio de bens dos principais investigados, expedidos pela 24ª Vara Federal. A ação visa ainda a confirmar os indícios já levantados pela investigação, buscar novas provas e identificar mais pessoas que participem do esquema criminoso.

A operação foi batizada de Incongruência, em alusão à incompatibilidade dos bens adquiridos pelo servidor com sua renda mensal, e a sua atuação contra a Receita, quando deveria atuar em favor do fisco.