Pessoas fazem fila para saber sobre Empreendedor Individual
Publicado em:
Quituteiras, ambulante e costureira querem se formalizar para ter acesso a crédito e crescer
Beth Matias
A Previdência disponibilizou 10 computadores e pessoal qualificado para dar informações sobre a nova figura jurídica que entrou em vigor no dia 1º de julho. “O mutirão é uma forma de divulgar e facilitar esse acesso à população”, destaca Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários em SP.
Para as quituteiras e sócias Marisa Pereira dos Santos Borges e Cristiane Francisca Honório, do bairro Fazenda da Juta, na zona leste de São Paulo, a formalização ajudará a ampliar o negócio do ‘buffet’. “Queremos comprar em quantidade com descontos, mas são poucos os lugares que nos dão desconto. Não temos o CNPJ e sem ele as portas não se abrem”, diz Marisa.
Na fila também estava a ambulante Maria José Homero Silva, que até 2007 trabalhava com carteira assinada. “Eu tenho um terreno em Osasco e queria muito montar uma quitanda, mas preciso de financiamento”, diz. Desconfiada, Maria José estava com medo do compromisso de pagar mensalmente o INSS. “Contribuí para a Previdência até 2007, mas depois parei. Agora estou com 57 anos e sei que preciso ter uma segurança”.
A costureira Adriana de Paula trabalha em casa há oito anos e tem a certeza do que quer: ser formal. “Agora, com a nova lei, sei que as portas estão se abrindo. Vou atrás de cursos e de recursos para abrir uma oficina de costura. Quero também ter acesso à Previdência Privada”. Na fila, ela dizia estar ansiosa para saber mais sobre o Empreendedor Individual.
Quem quiser saber mais sobre o programa basta acessar o site do Sebrae (http://www.sebrae.com.br), ou procurar um escritório do Sebrae mais próximo. Além disso, a Previdência disponibilizou o telefone 135 para tirar dúvidas. Os escritórios de contabilidade de todo o País também estão engajados na campanha de formalização.
Todas as informações também estão disponíveis no Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br).
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br