Logo Leandro e CIA

Novo presidente do CFC toma posse em solenidade

Publicado em:

Conselho Federal de Contabilidade

Comunicação CFC

Entidades contábeis de todo o País enviaram representantes para a cerimônia, assim como também foi registrada a presença de presidentes de outros conselhos de profissões regulamentadas. Empresas e órgãos públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Central do Brasil e Eletrosul, entre outros, foram representados na solenidade.

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, compareceu para representar o Governo Federal. Por parte do Congresso Nacional, também houve uma grande manifestação de apoio à nova presidência do CFC. Compareceram os senadores Renato Casagrande, Arthur Virgílio e Neuto De Conto e os deputados federais Átila Lira, Lelo Coimbra, Guilherme Campos, Walter Ihoshi, Fátima Bezerra, Cláudio Vignatti, Arnaldo faria de Sá, Odacir Zonta, Edinho Bez, Valdir Colatto, Acélio Casagrande, Nilmar Ruiz, José Carlos Machado, Albano Franco, Celso Maldaner, Luiz Carlos Busato e Sandra Rosado. O senador Marconi Perillo, impossibilitado de comparecer, enviou uma mensagem ao novo presidente do CFC, que foi lida no auditório.

A cerimônia
Ao lado dos representantes dos Poderes Legislativo e Executivo federais, o novo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, e a presidente nas duas gestões anteriores, Maria Clara Cavalcante Bugarim, receberam também à mesa de cerimônia o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho; o detentor da Medalha João Lira e ex-presidente do CFC, José Maria Martins Mendes; o presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) de Portugal, António Domingues de Azevedo; o presidente da Federação das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), Valdir Pietrobon; e o diretor de Gestão Administrativa e Financeira da Eletrosul e ex-governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Evangelista Vieira.

A cerimônia teve início com o discurso da contadora alagoana Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente nas gestões 2006/2007 e 2008/2009 e primeira mulher a chegar ao cargo máximo do Sistema CFC/CRCs. Ela agradeceu o apoio irrestrito que recebeu dos conselheiros da entidade e dos demais mandatários dos Conselhos Regionais de Contabilidade, e destacou a grandeza da "abençoada profissão contábil", que hoje, no Brasil, encontra-se em franco processo de atualização e desenvolvimento.

"Sobre os fatos e feitos das minhas gestões, eles foram frutos da construção coletiva", afirmou Maria Clara, referindo-se a trabalhos "que transcenderam gestões e amadureceram", revertendo-se em conquistas para os profissionais e a Contabilidade brasileira. Desejando boas-novas ao novo presidente do CFC "na sua árdua e nobre missão", ela conclamou a todos para o apoio à nova gestão e ofereceu seus préstimos e compromisso.

Posteriormente, houve a leitura do juramento dos novos conselheiros, feito por Juarez Domingues Carneiro, com o acompanhamento dos demais recém-eleitos. Em seguida, ocorreu a entrega do certificado ao presidente, que o recebeu das mãos de Maria Clara. Todos os novos conselheiros, efetivos e suplentes, passaram então a receber, um a um, os seus certificados.

O discurso do presidente Juarez Domingues Carneiro teve grande carga emotiva. Ele lembrou fatos de sua trajetória pessoal e profissional e declarou sentimento de amor à sua terra: "Sou filho da Santa e bela Catarina".

O novo presidente do CFC destacou conquistas recentes que elevaram o respeito à profissão contábil, como o aprimoramento da contabilidade do setor público e a convergência das normas brasileiras ao padrão internacional (IFRS), entre outras. Segundo ele, esses são alguns dos fatos que fazem com que a contabilidade seja, atualmente, uma das profissões mais demandadas do País.

Juarez Domingues Carneiro abordou também aspectos do seu plano de trabalho, com destaque para grandes eventos que deverão ocorrer nestes dois anos. Um exemplo citado é o II Seminário Internacional de Contabilidade Pública, previsto para ocorrer em setembro próximo. Ele afirmou, ainda, que irá fazer todos os esforços possíveis para que o Brasil seja sede do próximo Congresso Mundial de Contabilidade, em 2014.

Lei de Regência
O ministro da Previdência Social, José Pimentel, foi aplaudido, logo no início do seu discurso, ao fazer referência às gestões de Maria Clara Cavalcante Bugarim: "Onde as mulheres atuam, elas fazem a diferença".

Após ressaltar algumas das mais importantes conquistas da classe contábil ocorridas durante os últimos anos -como, por exemplo, a inclusão das empresas de serviços contábeis no Anexo III do Simples Nacional e a criação da figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) -,Pimentel anunciou uma boa-nova aos contabilistas: "Dentro do Governo, fechamos o texto do projeto de lei que reformula a Lei de Regência da profissão contábil; assim que o Presidente Lula voltar do Exterior, vamos enviar a proposição ao Congresso Nacional". A reformulação da Lei de Regência- Decreto-Lei nº 9.295/46- é uma antiga aspiração da classe contábil.

Bastante aplaudido, o ministro afirmou ainda que trazia uma mensagem do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, sobre o novo projeto de lei: "Queremos premiar essa categoria que tanto tem contribuído com o desenvolvimento do Brasil".

Os 416 mil contadores e técnicos em contabilidade do Brasil passaram a contar, este ano, com um novo representante da classe em nível nacional. A cerimônia de posse do contador catarinense Juarez Domingues Carneiro na presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para o biênio 2010-2011, ocorreu nesta quarta-feira, dia 24, em Brasília. Durante a solenidade, também foram diplomados os novos conselheiros e os demais membros que compõem o Conselho Diretor do órgão encarregado de garantir o regular exercício da profissão no território nacional.