Governo acerta detalhes para lançar programa de depreciação acelerada para empresas nesta semana
Publicado em:
InfoMoney
Pelo novo programa, as empresas enquadradas poderão deduzir da base de cálculo de tributos federais os investimentos em máquinas e equipamentos de forma mais rápida
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta terça-feira (26), que tratou com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do lançamento, ainda nesta semana, do programa Depreciação Acelerada.
A medida é uma promessa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o setor industrial e consiste na possibilidade de abatimento mais acelerado de Imposto de Renda para a depreciação de equipamentos. Na prática, o programa favorecerá a atualização de equipamentos por empresas do setor − o que poderá ampliar a produtividade e a competitividade da economia brasileira.
“É um compromisso que temos com a indústria de fazer com que os empresários possam abater do Imposto de Renda a depreciação de forma mais acelerada do que a lei permite hoje. Isso fortalece muito a atualização do equipamento. Os empresários vão ter um estímulo a mais para adquirir máquinas mais modernas para aumentar a produtividade da economia brasileira”, disse o ministro.
O novo programa permitirá que o valor usado por empresas na aquisição de máquinas e equipamentos e em edificações seja deduzido do lucro real de forma mais rápida. Desta forma, a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) será menor no ano de realização do investimento.
Nos últimos meses, o setor industrial vinha intensificando cobranças sobre o governo Lula para o lançamento do programa prometido. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) chegou a assinar carta aberta em novembro apontando a medida como fundamental para o investimento produtivo e o desenvolvimento do segmento.