Fazenda posterga alta de tributação em bebidas
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FOLHA DE S.PAULO
Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS – [email protected]
O Ministério da Fazenda, em reunião com representantes do setor de bebidas frias, decidiu postergar a adoção de nova tabela que implicaria aumento da tributação.
A nova tabela, que deveria entrar em vigor em março, foi calculada pela Receita Federal para pagamento de impostos e foi feita em conformidade com o setor.
A lista leva em conta os diferentes volumes e embalagens dos produtos. Pela primeira vez, representantes das empresas alegaram que este será um ano de muitos investimentos e que, com o aumento de tributação, teriam de subir preços de produtos ou reduzir o ritmo de expansão.
O ministro Guido Mantega, diante do setor que compareceu em peso e unido, pela primeira vez, ficou de estudar o tema. Declarou que considera importante o volume de investimentos previstos pela indústria e que gostaria de marcar outra reunião do setor, desta vez, com o presidente Lula. Por ora, e possivelmente neste semestre, a nova tabela não será aplicada.
CHUVA, SUOR E CERVEJA
"Carregamos muito os outros setores. Nosso aumento de tributação pagou a isenção de IPI de outros setores", diz João Castro Neves, presidente da AmBev. Se não houver aumento da carga tributária, o investimento neste ano, será de R$ 2 bilhões, sem contar despesas com vendas, um recorde na companhia. Novas fábricas estão sendo construídas nos mesmos terrenos das unidades já existentes para dobrar a produção em ao menos três delas. A planta de Minas já está pronta e a de Manaus será inaugurada até março. Em São Paulo, a unidade de Agudos também terá a produção duplicada.
Uma fábrica totalmente nova será construída em local que ainda será definido. As chuvas até que atrapalham um pouco a distribuição de bebidas, mas o consumo segue alto com todo o calor neste verão e a chegada do Carnaval, diz Neves. A companhia tem em estudos 40 inovações de produtos para lançamento nos próximos anos, sendo que um deles deve sair entre março e abril.
A Copa do Mundo também vai inspirar novas embalagens e promoções que, segundo a AmBev, pode gerar um aumento de volume superior em junho e julho, quando as vendas recuam devido ao inverno.