Faturamento de supermercados cresce em março, amparado pelas vendas da Páscoa
Publicado em:
SÃO PAULO – O setor supermercadista brasileiro apresentou em março uma alta real – ou seja, descontada a variação do IPCA – de 13,84% no faturamento em relação ao mesmo mês de 2007. Em relação ao mês anterior, as vendas reais cresceram 16,7%.
Segundo Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), responsável pelo levantamento, a evolução se deve principalmente ao fator calendário, já que março de 2008 concentrou as vendas da Páscoa. No ano passado, a data caiu em abril.
Considerando as vendas nominais – ou seja, sem descontar a inflação -, a alta da receita em relação a março de 2007 atingiu 19,22%. No confronto com fevereiro deste ano, o aumento foi de 17,26%.
A Abras divulgou hoje também uma revisão do faturamento do setor no ano de 2007, que alcançou R$ 136 bilhões. Esse montante equivale a um crescimento real de 6% em relação a 2006. Em termos nominais, o aumento da receita foi de 9,8%. De acordo com a associação, o lucro líquido médio no ano ficou em 1,7% sobre o faturamento, o que ainda está abaixo da média histórica de 2%.
(Bianca Ribeiro | Valor Online)