Exportadores terão pacote de incentivos hoje, afirma Mantega
Publicado em:
FONTE -DCI
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não confirmou se as medidas de estímulo à exportação a serem anunciadas nesta quarta (5) preveem a redução de impostos para o setor, embora o assunto tenha sido discutido durante a elaboração do pacote.
Segundo ele, as medidas geram impacto imediato no setor, porque vão baixar o custo dos exportadores e dar mais competitividade aos produtos nacionais. O ministro admitiu, porém, que as exportações só devem crescer em 2011 e 2012.
“É claro que estamos num momento difícil do comércio mundial, porque na realidade as economias não saíram da crise ainda e estão importando menos. Então, não [há como colocar] mercadoria brasileira em em outros países”.
Mantega destacou que, se comparar o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2009, as exportações cresceram 19%, mas reconheceu que há limites, já que todo mundo quer exportar mais e aí a concorrência aumenta.
“Isso porém não significa que se deva abandonar a luta . Deve-se dar condições cada vez melhores para as exportações brasileiras”.
Mantega participou, na manhã desta terça-feira (4) do seminário Dez Anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e a Fundação Getulio Vargas.