Desatualização de tributação em produtos pode gerar preços mais caros ao consumidor
Publicado em:
R7
Empresas acabam pagando mais caro por tributos, de forma desnecessária
Com a crise se agravando cada vez mais, todo centavo conta e pagar mais caro por produtos pode fazer o bolso de muita gente sofrer. Porém, o que muita gente não sabe é que um dos motivos que podem elevar o preço dos produtos é a tributação errônea dos itens, situação que não é rara, de acordo com Fabio Rodrigues, representante da companhia de inteligência fiscal Systax.
— Ao realizar a correção dos tributos nos itens de uma empresa, algo que percebemos foi que boa parte delas pagam um tributo maior do que deveriam, de forma desnecessária. Isso pode acabar resultando numa diminuição do lucro da empresa, que repassa o custo do produto para o consumidor final, que acaba pagando mais.
Um dos grandes problemas da tributação fiscal é que cada produto tem um tributo diferente, que mudam de acordo com o Estado. Se em São Paulo um produto “natural” tem um tributo de 9%, pode ser que em Brasília ele tenha um tributo de 7% e nem seja considerado “natural”. Outra característica que pode gerar dor de cabeça é a mudança rápida das regras fiscais, dificultando uma empresa a se manter em dia com os tributos.
— Essa manutenção tem que ser feita todos os dias porque diariamente são publicados diversos atos legais que podem impactar na situação dos produtos de uma empresa.
Segundo Rodrigues, o prazo médio para fazer a atualização de um sistema de uma empresa de pequeno/médio porte é de 30 a 90 dias.
Então você, empresário, será que não está pagando mais do que deve ao governo?