Logo Leandro e CIA

Cresce presença de micro e pequena empresa em feiras

Publicado em:

Folha.com

PATRÍCIA BASILIO
DE SÃO PAULO

Nova no mercado de produtos orgânicos e carente de verba para investimento em marketing, a Passion Fruit Company apostou todas as fichas na Bio Brasil Fair 2011, feira internacional do setor, para divulgar sua linha de geleias naturais.

O resultado do investimento –avaliado em R$ 5.000–, segundo o presidente da empresa, Alnir Bonato, 52, foi a venda de 5.000 unidades do produto, além de parcerias para a exportação da linha à Espanha e aos EUA.

"Com a feira, pude lançar a marca no mercado e atingir o público-alvo de forma assertiva", pontua o empresário, que diz pretender expor a marca também no exterior.

Como Bonato, muitos donos de pequenas empresas apostam na participação em feiras para fazer contatos e conquistar consumidores.

Segundo levantamento da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) feito a pedido da Folha, 30% dos expositores nesses eventos são de micro e pequeno portes.

De janeiro a julho deste ano, a presença deles cresceu 17,3% em relação ao mesmo período de 2010. Até o mês passado, 5.850 pequenos empresários expuseram produtos em feiras no Brasil.

A integração na cadeia produtiva é a principal responsável pelo crescimento, afirma Armando Mello, presidente-executivo da Ubrafe. "As pequenas empresas estão ligadas às grandes no processo de fornecimento de produtos e serviços", avalia.

Para Wagner Alves, 53, gerente nacional de vendas da New Hair, fabricante de secadores e chapinhas, a participação em feiras de beleza é vital ao empreendimento. "Com a alta concorrência do mercado, se não estivermos no evento, não sobreviveremos", destaca o executivo.

DISTANCIAMENTO
Apesar da maior participação de pequenas empresas em feiras, atraí-las é uma das dificuldades dos organizadores, na avaliação de Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, promotora de eventos de negócios.

Os preços de locação e de montagem de estande –que, somados, podem partir de R$ 200 por metro quadrado– são considerados altos por microempresários.

"A feira é a primeira oportunidade de o pequeno empreendedor mostrar seu potencial diante de grandes companhias", opina ele, que diz oferecer pacotes especiais para esses negócios.