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Copa dos pequenos já começou

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Estudo do Sebrae aponta oportunidades para micro e pequenas empresas em 448 atividades por conta das obras e projetos para os eventos do futebol.

Um estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta a existência de 448 atividades, em quatro setores da economia brasileira, que podem ser explorados por pequenas e microempresas até a Copa do Mundo de Futebol de 2014. O estudo diz ainda o que pode ser empreendido durante e depois da competição.

Os números fazem parte de um levantamento divulgado ontem no Rio de Janeiro, e feito para identificar oportunidades de negócio nas 12 cidades-sede da Copa. O setor que aparece com mais atividades promissoras é o da construção civil (128 atividades), sobretudo no período anterior à realização da Copa do Mundo.

Gastronomia – O setor denominado "produção associada ao turismo" aparece em segundo lugar no estudo e envolve 117 atividades associadas à economia criativa, gastronomia e a atividades artísticas, entre outras. Turismo e tecnologia da informação são os outros dois setores com inúmeras oportunidades de negócios (98 e 105 atividades respectivamente).

O presidente do Sebrae Brasil, Luiz Barretto, explicou que o Mapa de Oportunidades, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), não se limita a identificar as oportunidades de negócios, mas auxilia os pequenos empresários a respeito de requisitos obrigatórios e classificatórios para a participação nos grandes projetos relacionados à Copa.

"Esse é um esforço do Sebrae para que os pequenos negócios tenham uma atividade mais organizada e com um potencial maior", disse Barretto.

Entre os documentos gerais e específicos necessários às empresas para atuação em suas áreas estão os ligados à sustentabilidade. "Afinal, estamos falando de uma Copa Verde e as empresas vão ter que provar capacidade técnica para desenvolver atividades limpas e ambientalmente responsáveis", afirmou Barretto.

Seminários – Para divulgar o estudo a esse público, o Sebrae Brasil irá investir R$ 80 milhões nos próximos três anos para promover seminários, encontros empresariais e cursos de capacitação nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A ideia é capacitar o empreendedor para não perder as boas oportunidades. O Rio de Janeiro será a primeira cidade a receber essas atividades, em maio deste ano.

A segunda etapa será a identificação das oportunidades de negócio mais promissoras nos estados cujas capitais sediarão a Copa do Mundo, levando em consideração as aptidões locais. Até maio deverão estar concluídos os dados regionais dos quatro setores. O Sebrae Brasil pretende mapear, ainda neste primeiro semestre de 2011, mais cinco setores: agronegócio, madeira e móveis, têxtil e confecção, comércio varejista e serviços.