Logo Leandro e CIA

Bolsas sobem após anúncio do Fed

Publicado em:

Último Segundo

Dia é de recuperação nos mercados europeus e asiáticos, mas analistas não acreditam que tendência de queda foi revertida

As bolsas de valores europeias esboçam movimento de recuperação nesta quarta-feira. O alívio vem após o anúncio do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que decidiu manter a taxa básica de juros próxima a zero até 2013.

Há pouco, o índice FTSE da bolsa de Londres operava em alta de 1,02%. Em Frankfurt, o índice DAX subia 2,11%. Na bolsa de Paris, o CAC 40 registrava ganhos de 0,63%. Em Madrid, o Ibex 35 tinha alta de 0,42%. A exceção fica com a bolsa da Itália, que operava em leve queda de 0,08%.

Nas bolsas asiáticas, o dia também foi de recuperação. Em Tóquio, o índice Nikkei 225 avançou 1,1%. Na bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou a sequência de seis pregões consecutivos de queda e fechou em alta de 2,34%.

As bolsas na China também encerraram os negócios no campo positivo. Além de repercutir a decisão do Fed, investidores analisaram também a indicação de que o governo chinês vai encerrar o atual ciclo de medidas de aperto monetário. O índice Xangai Composto subiu 0,9% e terminou aos 2.549,18 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,4% e encerrou aos 1.127,03 pontos.

Apesar dos ganhos registrados no pregão, analistas acreditam que ainda é cedo para dizer que a tendência de baixa para as bolsas foi revertida. "Ainda não há no mercado uma confiança plena, e nós provavelmente não vimos o piso", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral de pesquisa da Chibagin Asset Management.

Com a próxima onda de dados macroeconômicos dos EUA ainda distante de sua divulgação, os analistas dizem que o mercado vai prestar atenção em indicadores de menos destaque e olhará bem de perto os números semanais dos pedidos de auxílio-desemprego e as vendas no varejo, que saem na sexta-feira.

(Com agências)