Logo Leandro e CIA

Auditor: gerenciar resultado contábil não é manipulação

Publicado em:

por Financial Web

Profissionais acreditam que "earnings management" é, na verdade, uma ferramenta que pode ser usada

Os auditores brasileiros toleram a prática de gerenciamento de resultado, mas entendem que os executivos precisam ter limites ao “adaptar” resultados contábeis. Capacitados para descobrir quando a companhia utiliza estratégias para conseguir melhores resultados numéricos, os auditores independentes, em sua maioria, já conhecem o termo em inglês “earning management”, que deu origem à polêmica prática no mundo corporativo.

Baixe a íntegra do artigo “Earning Management: uma visão da auditoria independente"

As conclusões são do artigo “Earning Management: uma visão da auditoria independente“ elaborado pelo diretor de graduação e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Trevisan Escola de <a oncontextmenu="function anonymous()
{
return false;
}” onmouseover=”function anonymous()
{
hw4698724791850(event, this, 163109056); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=solid;
}” style=”CURSOR: hand; COLOR: #006600; BORDER-BOTTOM: 1px dotted; TEXT-DECORATION: underline” onclick=”function anonymous()
{
hwClick4698724791850(163109056);return false;
}” onmouseout=”function anonymous()
{
hideMaybe(event, this); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=dotted 1px;
}” href=”http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51218#”>Negócios, Sérgio Souza. O trabalho foi premiado como o quinto melhor  entre outros 99 apresentados no 18º Congresso Brasileiro de <a oncontextmenu="function anonymous()
{
return false;
}” onmouseover=”function anonymous()
{
hw19144164542850(event, this, 163109056); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=solid;
}” style=”CURSOR: hand; COLOR: #006600; BORDER-BOTTOM: 1px dotted; TEXT-DECORATION: underline” onclick=”function anonymous()
{
hwClick19144164542850(163109056);return false;
}” onmouseout=”function anonymous()
{
hideMaybe(event, this); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=dotted 1px;
}” href=”http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51218#”>Contabilidade, em Gramado (RS). A motivação para analisar mais profundamente o que os auditores pensam sobre o tema surgiu de uma divergência de concepções no pensamento acadêmico.

De acordo com a definição de Cosenza e Grateron, em obra de 2003, Earnings Management significa “gerenciar os resultados dentro dos limites que prescreve a legislação contábil, utilizando as normas contábeis de modo a produzir efeitos direcionados a objetivos definidos”. Já Mulford e Comiskey, em 1996, explicaram que o conceito significava “a manipulação ativa de resultados contábeis com o objetivo de criar uma impressão alterada da performance da companhia ou negócio em questão”.

Ao perguntar aos auditores qual das definições era a correta, 70% dos <a oncontextmenu="function anonymous()
{
return false;
}” onmouseover=”function anonymous()
{
hw17655339540850(event, this, 163109056); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=solid;
}” style=”CURSOR: hand; COLOR: #006600; BORDER-BOTTOM: 1px dotted; TEXT-DECORATION: underline” onclick=”function anonymous()
{
hwClick17655339540850(163109056);return false;
}” onmouseout=”function anonymous()
{
hideMaybe(event, this); this.style.cursor=hand; this.style.textDecoration=underline; this.style.borderBottom=dotted 1px;
}” href=”http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=51218#”>participantes afirmou que a prática está dentro da  legislação enquanto outros 38% disseram que earning management é maniulação.

“O que os auditores acham é que o gerenciamento de resultado não é manipulação ativa, é, sim, uma ferramenta que pode ser usada, desde que respeitada os limites da legislação vigente”, explica Souza, o autor do trabalho. Entre as práticas toleradas estão retardar vendas, acelerar gastos associados à propaganda e publicidade, treinamento e P&D, aumentar despesas de natureza não operacional e aumentar Receitas não operacionais pela venda de ativos.