Agronegócio da mamona é tema de cartilha
Publicado em:
Sebrae no Piauí lança a publicação nesta quinta (14) com objetivo de estimular o trabalho de agricultores familiares
Suzana Prado
No total, em 23 municípios da região é desenvolvido projeto pelo Sebrae/PI, em parceria com o governo Federal, o Banco do Brasil e as prefeituras. Esse trabalho vem garantindo resultados satisfatórios para 4,6 mil agricultores familiares atendidos pelo projeto.
"A cartilha ensina todo o processo de preparação do solo e plantio da mamona e do feijão caupi. Esse consórcio de culturas tem dado certo porque também não prejudica o solo e garante uma boa produtividade, principalmente para a fabricação do biodiesel da mamona", diz a gerente de Carteira de Projetos Territoriais, Ana Lúcia Pereira.
Ela explica que o objetivo do Sebrae é fornecer mais uma ferramenta aos agricultores e aos Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR), que atuam no projeto. "Queremos enriquecer o universo de informações para essas que pessoas aprendam e tornem essa atividade uma ação empreendedora", destaca. A cartilha será distribuída gratuitamente.
O agronegócio da mamona é apresentado pelo Sebrae/PI durante o Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, que acontece até o dia 15 deste mês no Rio Poty Hotel em Teresina. O lançamento da cartilha acontece dentro da programação do evento que prossegue até o sábado (15), no Rio Poty Hotel em Teresina.
No congresso, o estande do Sebrae apresenta projetos de cajucultura, apicultura, artesanato, turismo e do agronegócio da mamona. São produtos apícolas produzidos no Estado como o mel em sachês; na cajucultura estão expostos a cajuína e a castanha; há exposição de peças artesanais e distribuição de folheteria sobre os principais destinos turísticos do Estado. O congresso é realizado pelo governo do Piauí, Sebrae/PI e Embrapa.
Serviço:
Gerência de Carteira de Projetos Territoriais do Sebrae/PI – (86) 3216-1387
Gerente Ana Lucia Pereira – (86) 8815-9485