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Inteligência artificial e a contabilidade

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Imagine um futuro próximo onde softwares inteligentes efetuem procedimentos hoje executados por humanos. Pois esta tecnologia já é realidade e deve se tornar rotina dentro das empresas contábeis nos próximos cinco anos, sugerem especialistas. O sistema de inteligência artificial, como é conhecido, será abordado em detalhes no Fórum de Gestão – Excelência na gestão das empresas de serviços contábeis. O evento, que é realizado pelo Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr), vai ocorrer no próximo dia 18 de agosto no Centro de Convenções do Hotel Boulevard e tem como público-alvo empresários e gestores contábeis.

No entanto, a ocasião não irá se ater somente ao tema tecnologia. Soma-se à esta tríade assuntos relevantes e que ainda dão um nó na cabeça dos empresários contábeis como marketing contábil e precificação. A organização do evento explica que os três assuntos se encontram e se complementam e, tendo domínio, faz com que o profissional contábil potencialize seu lado gestor. Entre os nomes de peso que participarão do evento está o de Nilton de Araújo Faria, vice-presidente financeiro da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Aescon-SP) e membro do Programa de Qualidade das Empresas de Contabilidade. O especialista, que atualmente está em contato direto com a gigante da informática IBM para a disseminação do sistema de inteligência artificial nas empresas contábeis, estará no evento para falar a respeito da tecnologia na gestão.

 

Contexto 

Faria explica que, mais do que olhar para o software em si, é importante que o profissional contábil olhe para o contexto atual onde ele está inserido. “Precisamos vislumbrar a tecnologia no setor da contabilidade para além do software fiscal e contábil e utilizá-la em favor da integração de dados do cliente na hora de entregar as informações aos órgãos competentes”, destrincha o especialista. Ainda segundo ele, aglutina-se ao tema tecnologia o conteúdo do site de uma empresa contábil e até a forma na qual se reúnem informações por meio de ferramentas como Google Drive e Dropbox, por exemplo. “Isso facilita a organização da informação e seu deslocamento”. No entanto, a cereja do bolo de sua palestra será o sistema de inteligência artificial. De acordo com o vice-presidente financeiro da AESCON-SP, esse sistema “cria conexões iguais as que criamos em nossa mente”. Em outras palavras, a partir do momento em que ele aprende um comando, passa a executá-lo sozinho sem o auxílio humano.

 

Marketing contábil 

Contudo, somente o bom uso da tecnologia não é garantia do sucesso de uma empresa contábil e é aí que entra o nome do empresário contábil Anderson Hernandes, escritor e especialista na área de marketing e gestão de empresas contábeis. Como sua especialidade antecipa, o profissional irá abordar no Fórum de Gestão técnicas imprescindíveis de marketing contábil a fim de conquistar clientes. Hernandes explica que o mercado contábil passou por muitas mudanças, mas sob o ponto de vista do marketing a maior transformação se deu na relação profissional das empresas com os clientes. “A prospecção hoje não pode se limitar ao ‘boca a boca’. O empresário contábil precisa ter, por exemplo, um site com uma boa apresentação”. Todavia, mais do que isto, Hernandes orienta sobre a importância de fidelizar esse cliente, criando canais de comunicação eficientes com respostas rápidas e serviços bem prestados.

Tendo os dois pontos anteriores bem executados – tecnologia e marketing –, surge um dilema: como reverter tudo isso em cifras do cliente para empresário contábil? A dificuldade em precificar o serviço prestado ao cliente está na falta de informação, explica Michel Lopes, profissional contábil membro do Sescap-PR/Copsec. “Falta de informações dos preços praticados pela concorrência e principalmente por falta de uma metodologia de precificação, com levantamento criterioso dos custos da empresa contábil e das margens de lucros a serem aplicadas”, completa Lopes, que irá ministrar uma palestra sobre a precificação dos serviços contábeis.