Logo Leandro e CIA

Balanço Social

Publicado em:

Autor: Tiago Gorski Lacerda
Contato: [email protected]


Contador CRC/RS 077016 Especialista em Gestão Empresarial Mestrando em Administração Estratégica de Negócios – UNAM – Argentina

Com a globalização da economia e a consciência pelo desenvolvimento sustentável, o relacionamento social das empresas com seus empregados, clientes, acionistas e a comunidade que as cerca ou delas dependam, está mais evidenciado a cada dia. Assim, esses relacionamentos forçam uma abertura e transparência sempre maior das informações, não só as econômico-financeiras, como também as relacionadas aos resultados sociais produzidos e aos reais acréscimos de riqueza geradas na economia de um País. Desta forma, a evolução das comunicações e a globalização da economia estão estimulando as empresas a divulgarem, a cada ano, com maior transparência e a um público mais abrangente e consciente, as suas Demonstrações Contábeis e suas atividades sociais.

Ao contrário das Demonstrações Contábeis atuais que tem preocupação quase que exclusiva com os acionistas, os prováveis futuros investidores e as instituições de financiamentos, isto é, o lucro e a situação de liquidez da instituição, algumas empresas, já reconhecendo a importância e os benefícios, estão divulgando, mesmo que de forma resumida e com criatividade própria e de maneira não uniforme, demonstrações que deixam mais evidentes o que a empresa realmente fez pela comunidade a ela vinculada (empregados, vizinhos, clientes, fornecedores e acionistas) e ao País, por meio da geração de empregos, salários, impostos, tratamento dispensado ao meio ambiente etc.

Viver em comunidade obriga o ser humano a abdicar de algumas vontades pessoais e adequar-se à cultura e a tradição da nação. Para se efetivarem esses anseios, exigem-se instrumentos capazes de comprovar a relação harmoniosa entre os segmentos sociais. É nessa perspectiva que se encontra o chamado Balanço Social como instrumento capaz de identificar não só a qualidade das relações organizacionais para com os empregados, com a comunidade e com o meio ambiente, como também quantificá-las (nos casos possíveis).

A empresa não existe no vácuo; é parte integrante de um macro-sistema social sendo seus principais componentes representados pelo meio ambiente natural, a sociedade, economia, as políticas públicas e legislação, a ciência e a tecnologia, portanto, submetida a um intrincado conjunto de relações. Este “ambiente” assim considerado traz uma enorme quantidade de variáveis para os processos decisórios que por sua vez precisam estar em sintonia com as diferentes demandas de acionistas, dirigentes trabalhadores, e outros grupos e indivíduos com os quais mantêm alguma relação.

A função principal do Balanço Social da empresa é tornar pública a Responsabilidade Social da entidade. Esta visão faz parte de um processo que busca a transparência perante a sociedade demonstrando o que a empresa está realizando interna e externamente, nas mais diversas áreas, podendo ser sociais, econômicas e ambientais.

Acredita-se que a publicação do Balanço Social é de grande utilidade não somente para o público, mas também para todos os grupos que interagem com a empresa. Aos dirigentes, fornece informações úteis para a tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa desenvolve. Seu processo de realização estimula a participação dos funcionários na escolha das ações e projetos sociais levando a uma maior integração entre os dirigentes e o quadro funcional.

Também é de grande utilidade para a própria organização que o publica, haja vista que a publicação do Balanço Social elaborada com verdadeiras informações é um instrumento que propicia um relacionamento mais íntimo com a sociedade e, conseqüentemente a melhoria da imagem da empresa, pois além de servir como controle de avaliação aos gestores e acionistas da empresa, explicita também a Responsabilidade Social Empresarial.

O Balanço Social é um tema de elevada importância para a Contabilidade, pois através deste instrumento são evidenciadas as diversas ações das organizações na área social, visto que com o passar do tempo as empresas estão assimilando que Responsabilidade Social não são apenas atribuições do poder público, mas também das empresas, pois as mesmas utilizam recursos naturais, interagem diretamente com a sociedade onde estão inseridas e interferem no desenvolvimento destas.