Entrega de comprovante de rendimentos do IR vai até hoje
Publicado em:
O prazo para que as empresas entreguem aos funcionários o comprovante de rendimentos referente a 2009 termina hoje. O documento será utilizado pelos contribuintes para preencher a declaração do Imposto de Renda da pessoa física, que começa na segunda.
O comprovante possui dados sobre o valor total dos rendimentos do trabalhador e o montante do IR retido na fonte em 2009. A empresa que não entregar o comprovante no prazo pagará multa.
Essas informações serão cruzadas com as fornecidas pelas empresas na Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte). Caso a Receita encontre divergências, a declaração será retida na malha fina até que as pendências sejam solucionadas.
A diferença entre valores de rendimentos declarados pela empresa e pelo contribuinte é considerada um dos principais motivos para cair na malha fina da Receita, ao lado da declaração de dedução em valores muito altos e do aumento patrimonial incompatível com a renda.
A partir deste ano, não será mais obrigatório à pessoa física sócia de empresa apresentar declaração de IR. Outra mudança importante será o aumento do limite de isenção de bens. Até 2009, teria que entregar declaração contribuintes com bens em valores acima de R$ 80 mil. A partir deste ano, o valor subirá para R$ 300 mil.