Mensalidade escolar deve ter o maior reajuste em 6 anos
Publicado em:
estadao.com.br
Segundo economista da FGV, aumento deve pesar 0,31 ponto porcentual na inflação do varejo em janeiro
Alessandra Saraiva, da Agência Estado
Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)
Caso se confirme, esse reajuste conduzirá a um impacto positivo de 0,31 ponto porcentual na inflação do varejo em janeiro, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pela FGV. "Os cursos formais pesam 4,42% no cálculo do IPC", acrescentou o economista.
Normalmente, o reajuste de mensalidades escolares ocorre sempre no primeiro mês do ano, e a magnitude do aumento é baseada no desempenho da inflação média do varejo no ano anterior. Mas para o ano de 2010, a alta média de preço em cursos formais deve ser acima das taxas anuais de inflação do ano passado.
Isso porque o patamar de reajuste nos preços de cursos formais previsto pela FGV se posiciona acima da inflação de 2009 medida pelo IPC, que foi de 3,95%; e é superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2009, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que terminou o ano passado em 4,31%.
"Com isso podemos dizer que as escolas terão um ganho real acima da inflação, ou seja, um aumento real em torno de 2,93% nas mensalidades escolares este ano, se descontarmos a inflação passada, de 2009", calculou.
Entre as quatro categorias pesquisadas pela fundação, o maior patamar de reajuste deverá ocorrer nas mensalidades de ensino fundamental, que devem subir em média 7,54% este ano, seguida de perto pelo aumento de 7,35% previsto para 2010 nos serviços de ensino médio. Já as mensalidades de pré-escola devem subir 6,67% este ano, enquanto os serviços de ensino superior devem contar com um reajuste de 4,05%, próximo à inflação média de 2009 no varejo.