Lula deve prorrogar desconto de IPI para fogão e geladeira
Publicado em:
O presidente Lula deverá prorrogar até o final do ano a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a chamada linha branca –fogões, geladeiras, máquinas de lavar e similares, segundo Kennedy Alencar, na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a Folha apurou, o presidente quer permitir que os consumidores usem o 13º salário para comprar esses equipamentos com a "sensação de ganho" devido à isenção do IPI. Este benefício é válido até o final deste mês.
Na avaliação do presidente, a prorrogação traria ganho político ao governo. Lula deseja que seja bom o Natal do ano da maior crise econômica de seus dois mandatos. Seria uma forma de confirmar o discurso público de que o país venceu a crise e ajudaria a vitaminar o crescimento econômico do ano.
Para o governo, é importante que o PIB de 2009 seja positivo. A estimativa do governo é de crescimento de 1%. O mercado prevê algo menor, mas positivo. Lula gostaria de superar as expectativas.
Produtos da linha branca responderam por11,3% das vendas de bens duráveis de janeiro a julho, ante 8,8% no mesmo período de 2008