Logo Leandro e CIA

Produtos agrícolas caem e aceleram deflação pelo IGP-M

Publicado em:

estadao.com.br

Índice que reajusta aluguéis recua 0,68% na primeira medição de agosto com queda de preços no campo

Alessandra Saraiva, da Agência Estado

Componentes.montarControleTexto(“ctrl_texto”)

RIO-A queda no preço dos produtos agrícolas acelerou a deflação do índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M), o indicador mais usado para o reajuste de aluguéis. Na primeira medição de agosto, o índice caiu 0,68%, após recuo 0,23% no mesmo período de julho. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 11, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Veja também:

especialEntenda os principais índices

Os preços dos produtos agrícolas no atacado caíram 1,86% na primeira prévia do IGP-M de agosto, após apresentarem queda de 0,82% na primeira prévia de julho. A FGV divulgou ainda que os preços dos produtos industriais no atacado caíram 0,83% na primeira prévia de agosto, em comparação com a queda de 0,36% na primeira prévia de julho.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 1,02% na prévia anunciada hoje, após registrarem avanço de 0,34% na primeira prévia de julho.

Por sua vez, os preços dos bens intermediários tiveram queda de 0,09% na primeira prévia de agosto, em comparação com a deflação de 1,25% na primeira prévia de julho. Já os preços das matérias-primas brutas caíram 2,81% na primeira prévia de agosto, em comparação com a taxa negativa de 0,35% na primeira prévia de julho.

Até a primeira prévia de agosto, o IGP-M acumula quedas de 2,33% no ano e de 1,02% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de agosto foi do dia 21 a 31 de julho.O índice é muito usado para cálculo de reajuste nos preços dos aluguéis.

A taxa anunciada hoje ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE -Projeções, que esperavam uma queda entre 0,74% e 0,35%, e se posicionou abaixo da mediana das expectativas (-0,48%).