Novo golpe mira em empreendedores e cria sites falsos que simulam a geração de documentos
Publicado em:
Portal Contábeis
Receita Federal alerta empresários sobre os sites falsos e diz que já está tomando as medidas cabíveis para tirá-los do ar.
A Receita Federal emitiu um alerta nesta quinta-feira (1º) para todos os empreendedores ficarem atentos para novos tipos de golpes e fraudes mirando os empresários do país.
A autarquia relatou que existem muitos sites falsos que simulam a geração de documentos para empreendedores, com a intenção de enganar e prejudicar os cidadãos, simulando, entre outras ações, a emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e de outros documentos mediante falsas taxas.
A instituição já solicitou a retirada de diversos desses sites do ar pelas vias legais e administrativas cabíveis.
Assim, a Receita afirma em sua nota o “compromisso com a segurança e a proteção dos dados dos contribuintes e reforçamos a importância de acessar informações e serviços exclusivamente através dos nossos canais oficiais. Caso o cidadão desconfie de algum site, entre em contato com nossos canais de atendimento para obter orientação.”
Esse é o segundo alerta emitido pela autarquia em menos de dez dias sobre tentativas de golpes voltados aos empresários brasileiros, já que na semana passada começou a circular em grandes proporções o golpe que criava páginas fraudulentas imitando o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para Microempreendedores Individuais (PGMEI).
Por isso os empresários de todos os portes devem apenas realizar a emissão de documentos e a efetivação de pagamentos nos canais oficiais da Receita Federal e do governo.