Fim do RG: Confira tudo que você precisa saber sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Publicado em:
Money Times
Por Lorena Matos
Desde ontem (11) todos os Estados e o Distrito Federal passaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), seguindo o fim do prazo dado pelo governo federal para que os governos estaduais adotassem as medidas necessárias para se adequar.
O documento estabelece pela primeira vez um padrão de emissão e modelo para todos os 27 órgãos de identificação, coibindo as fraudes de identificação no Brasil. Com isso, deve aposentar o conhecido RG (Registro Geral) ao adotar o número do CPF como padrão.
O uso do número do Cadastro Pessoa Física, o famoso CPF emitido pela Receita Federal, permite que o documento seja válido em todo o território nacional, enquanto o RG é emitido por Estados.
Dessa forma, o CPF passará a ser utilizado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso a todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.
Segundo dados da pasta divulgados nesta quinta (11), mais de três milhões de brasileiros já tem a nova carteira de identidade, que até o momento é emitida em 23 estados, mais o Distrito Federal.