Estas situações podem gerar isenção no Imposto de Renda
Publicado em:
SEU CRÉDITO DIGITAL
Existem 4 situações que garantem o direito a isenção total ou parcial do Imposto de Renda. Confira quais são!
O Imposto de Renda (IR) é um dos tributos mais importantes, por isso quem não dá a devida atenção a eles, precisa prestar contas à Receita Federal. Mas o que muitos não sabem é que existem formas de conseguir a isenção desta taxa. Entenda!
Como conseguir a isenção do Imposto de Renda?
Muitas pessoas não sabem, mas existem milhares de brasileiros que possuem direito à isenção do IR, seja por ter uma doença grave ou por atingir certa idade. Confira 4 situações que possibilitam este benefício!
Doença grave
Um dos principais motivos para a isenção do IR ser dada são as doenças graves ou crônicas. Confira as que garantem este benefício!
- AIDS/HIV;
- Alienação mental;
- Cegueira;
- Cardiopatia grave;
- Contaminação por radiação;
- Doença de Paget;
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Fibrose cística;
- Hanseníase;
- Hepatopatia grave;
- Nefropatia grave;
- Neoplasia grave;
- Paralisia incapacitante ou irreversível;
- Síndrome de Talidomida;
- Tuberculose ativa
Idade
Aposentados e pensionistas com mais de 65 anos podem solicitar a isenção do IR. Porém, nem sempre a isenção é total, já que dependerá dos rendimentos pessoais do cidadão, como aluguéis de imóveis, mais os benefícios recebidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Vale ressaltar que pessoas com mais de 65 anos de idade possuem direito também à isenção total ou parcial do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), porém, o valor do desconto dependerá da região em que o cidadão reside.
Rendimento baixo
Pessoas com o rendimento abaixo de R$ 28.559,70 tiveram a possibilidade de solicitar a isenção do IR em 2022. Todo ano, o Governo Federal estipula um teto máximo de rendimento.
Sendo assim, caso sua renda anual seja inferior ao teto divulgado pelo governo, a isenção será garantida por lei.
Dependentes
Pessoas que estiverem inseridas como dependentes em declarações de outro cidadão poderão solicitar a isenção do IR. Porém, ainda assim será preciso redigir uma declaração para que o Governo Federal compare os dados dos documentos.