Dólar cai pela 7ª sessão com expectativa de alta de juro
Publicado em:
Fonte: Reuters News
O dólar fechou em queda pela sétima sessão consecutiva nesta quarta-feira pressionado pelas expectativas de um aumento do juro doméstico.
A moeda norte-americana caiu 0,24%, a R$ 1,69. A divisa acumula baixa de 3,59% na sequência que começou no 1º de abril.
"A tendência (do dólar) é de queda", disse Marcos Forgione, analista Hencorp Commcor Corretora, ressaltando que na falta de notícias negativas no cenário externo a moeda segue se desvalorizando frente ao real.
"A previsão de aumento de juros aqui dentro e de queda do juro lá de fora atrai as operações de arbitragem", afirmou o analista lembrando que o alto diferencial das taxas de juros favorecem a entrada de recursos estrangeiros.
"E hoje (a baixa do dólar) é em função dos números inflacionários que vieram acima do que o mercado tinha precificado".
Nesta quarta-feira, o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que veio em alta de 0,49%, enquanto que analistas consultados pela Reuters esperavam uma inflação de 0,35%.
Com as atuais pressões inflacionárias, o mercado espera um aumento de 0,25 a 0,50 ponto percental no juro na próxima reunião do Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central na próxima semana.
Enquanto que as notícias de que a economia norte-americanas já está em recessão ampliam as expectativas de mais cortes no juro pelo Federal Reserve.
Mas Forgione alertou: "Os países emergentes não estão tão imune a crise externa e, se vier notícia ruim (sobre os resultados das instituições financeiras norte-americanas), o dólar pode voltar a decolar".
Na última hora de negócio, o BC realizou um leilão de compra de dólar e definiu a taxa de corte a R$ 1,6875. Segundo operadores, ao menos 2 propostas foram aceitas.