Entenda como a paralisação na Receita pode afetar e economia e o seu bolso
Publicado em:
CNN
Movimento, que deve ganhar força no início do ano, pode impactar, sobretudo, os setores ligados ao comércio exterior
Auditores da Receita Federal decidiram paralisar as atividades a partir de segunda=feira (27), como forma de protesto, após o Orçamento da União para 2022 ser aprovado pelo Congresso sem uma previsão de reajuste salarial para a categoria e com cortes.
O movimento, que deve ganhar força no início do ano, pode impactar, sobretudo, os setores ligados ao comércio exterior, como explica o analista de economia da CNN Fernando Nakagawa.
O analista conversou com Ciro Marino, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que demonstrou bastante preocupação com esse assunto, já que 50% dos insumos da indústria química são importados.
Marino chamou atenção ainda para os fertilizantes, já que 90% desses insumos são importados.
Nagagawa também falou com o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, que também classificou como preocupante uma eventual operação padrão nos portos brasileiros, já que isso pode atrasar a chegada dos insumos.
Mussolini reconhece que, normalmente, os produtos da indústria farmacêutica passam com alguma celeridade nas fronteiras, mas pode haver problemas logísticos, caso formem filas para a entrada dos insumos.
Com uma fila grande nos portos brasileiros, navios que estão vindo entregar produtos aqui podem desviar do Brasil e ir para o próximo destino. Isso pode gerar um efeito cascata, diz.
Quem tem coisa a receber não recebe e quem tem coisa para exportar, não consegue embarcar, diz o especialista. O efeito disso na economia pode ser o aumento de preços.
Vale ressaltar também que a paralisação de profissionais da Receita pode gerar uma consequência em cascata, já que esse tipo de movimento é acompanhado de perto por vários setores da economia, acrescente Nakagawa.
*Publicado por Ligia Tuon