Receita emite 1º nota fiscal eletrônica na PB; sistema custará R$ 1,4 mi
Publicado em:
WSCOM
Na manhã desta sexta-feira, 29, a partir das 10h, no auditório da Federação do Comércio, em João Pessoa, a Secretaria de Estado da Receita estará inaugurando a emissão da primeira Nota Fiscal Eletrônica da Paraíba. Elas serão emitidas pelas empresas “Esso Brasileira de Petróleo LTDA” e a “Souza Cruz SA”.
Em todo país, todas as empresas dos segmentos cigarros e combustíveis, estarão obrigadas a trabalhar com o novo sistema a partir do dia 1º de abril. A antecipação na Paraíba ocorrerá em decorrência do interesse das empresas que vislumbram adiantar a redução dos seus custos operacionais que representa ganho em termos de material impresso; de espaço físico para guardar notas fiscais emitidas e ainda segurança, a cada operação realizada.
As duas empresas fazem parte do grupo que solicitou autorização para ingresso no ambiente de teste da Nota Fiscal Eletrônica. A solicitação foi concedida pela Receita em dezembro do ano passado. Cumprida a fase de teste, no mês de janeiro passaram para a emissão simultânea e agora entrarão na terceira e última etapa, que é a emissão permanente do documento.
Além dessas empresas, outras de ramos de atividades diferentes de combustíveis e cigarros já se dispuseram a operar com o novo sistema. O secretário da Receita, Mílton Soares, explica que a Secretaria vem trabalhando nisso há mais de um ano e, no momento, encontra-se totalmente pronta para atender a todas as empresas que estejam obrigadas a trabalhar com a nova ferramenta. “Para o Governo do Estado, trabalhar com a Nota Fiscal Eletrônica significa avanço, modernidade, transparência e segurança”, enfatizou Mílton Soares.
O secretário informou ainda que no mês de março a Secretaria de Estado da Receita estará recebendo do Governo Federal equipamentos que visam a implementação de uma infra-estrutura tecnológica para a recepção e emissão da Nota Fiscal Eletrônica. A Paraíba estará recebendo, em equipamentos, o equivalente a R$ 1 milhão e 440 mil.
da Redação
com Secom/PB