Demanda das micro e pequenas empresas por crédito teve alta de 18,1% em março
Publicado em:
Paraíba TOTAL
Primeiro trimestre deste ano exibiu alta de 9,7%
O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito constatou que houve elevação de 6,7% na busca empresarial por crédito em março deste ano, em relação ao mês de fevereiro último. Na comparação com março de 2014, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 18,1%.
No primeiro trimestre do ano, a procura das empresas por crédito avançou 9,7% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da demanda por crédito em março foi impactada pelo feriado do carnaval que, neste ano caiu em fevereiro (em 2014 havia caído em março).
Assim, foram 22 dias úteis em março de 2015 contra 18 em fevereiro de 2015 e 19 em março de 2014. Fazendo o ajuste por dias úteis, teríamos tido recuo de 12,7% na demanda das empresas por crédito na comparação março de 2015 x fevereiro de 2015 e elevação de 2,0% na relação março de 2015 x março de 2014.
Contudo, o primeiro trimestre deste ano exibiu alta de 9,7% na demanda das empresas por crédito, dando-se mais intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes. Isto pode significar que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dado o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estariam buscando outras fontes alternativas de financiamento, como o crédito mercantil, por exemplo.